O QUE É O PROEX?

É um Programa de Extensão Universitária de Nível Superior com base no Artigo 44, Inciso IV da Lei 9394/96[1], interpretado a luz da Constituição Federal nos Artigos 1º (Incisos II, III, IV), 3º, 5º (Incisos II, IV, IX), 205, 206 (Incisos II, III), 209; da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) nos seus Artigos 43 ao 50, e do Decreto 5773/07.

 

CINCO RAZÕES PARA A REALIZAÇÃO DO PROEX

O PROEX foi criado por cinco (5) razões que são, além de perfeitamente legais, profundamente calçadas no mais puro e fundamental interesse de desenvolver o potencial do ser humano que se envolve com ele. Tais razões são:

(1) Muitas pessoas não conseguem iniciar no ensino superior porque ele possui uma limitação técnica simples, só pode ser realizado na sede da Instituição de Ensino Superior – ora, milhões de pessoas não podem acessar esta plataforma, quer por razões financeiras, quer por não terem condições de deslocamento – desta forma, o PROEX vai até onde o Estudante está, porque ele tem aulas presenciais.

(2) As Instituições de Ensino Superior possuem limitação predial (espaço) para atender muitas pessoas ao mesmo tempo, de sorte que isto limita a capacidade de que haja muitos Estudantes no ensino superior, e, ainda mais, esta limitação que envolve horários e outras condições operacionais, aliada à anterior, faz com que muitos abandonem os cursos ao longo do caminho – o PROEX evita objetivamente esta situação porque ele é desenvolvido de forma tal que os Estudantes podem ter flexibilidade na sua realização.

(3) O custo de realização do PROEX é objetivamente inferior ao de qualquer outro meio de acesso ao ensino superior. Numa comparação direta a estrutura que desenvolvemos e que vai até onde o Estudante está, com aulas presenciais, proporciona uma oportunidade ímpar na vida de quem participa.

(4) O PROEX supera o sistema de ensino a distância (EAD) em muitas cidades onde não existe sinal de Internet ou quando este sinal é de péssima qualidade. Se considerarmos os aspectos anteriores, veremos que aqueles com este motivo que aqui delineamos se demonstra um obstáculo ao acesso ao ensino superior. Nosso Programa permite o acesso onde à alta tecnologia não está presente e isto significa, objetivamente, desenvolvimento onde não havia oportunidades.

(5) O PROEX permite que o Estudante construa uma vocação sem medo de errar, porque pode modificar a sua caminhada a qualquer tempo, sem perder o capital científico que já adquiriu com seus Certificados obtidos, sem constrangimentos caso descubra que a área de estudos que escolheu não é a que deseja de fato e pode mudar de perspectiva a qualquer tempo, porque estando já cadastrado no PROEX, pode solicitar sua migração para outra área sem qualquer dificuldade, bastando apenas um Requerimento para tanto. Quantas pessoas descobriram que estavam numa área que não era a que desejavam e para trocar tiveram que esperar uma enormidade de tempo e se submeter a exames diversos para seguirem com suas vidas? No PROEX isto está descomplicado imediatamente!

 

 
 
 
 
 

 

  •